Rotterdam quer HUB com Pecém

Autoridade do Porto de Rotterdam pretende participar do Porto de Pecém
Como acionistas da Autoridade do Porto de Rotterdam, o Município de Rotterdam e o Ministério da Fazenda aprovaram a participação no Porto de Pecém, um porto em rápido crescimento no Nordeste do Brasil.

A participação envolve um investimento de cerca de 75 milhões de euros e, além de deter 30% das ações, a Autoridade do Porto de Rotterdam terá controle conjunto de decisões estratégicas e posições na Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e nível gerencial. Espera-se que a Autoridade do Porto de Rotterdam e o Estado do Ceará assinem a decisão no próximo mês, e os meses seguintes serão usados ​​para finalizar ainda mais a participação. Allard Castelein, CEO do Porto de Rotterdam A autoridade está encantada com a decisão de princípio: “Nossa participação no porto brasileiro de Pecém é promissora para todas as partes. Temos trabalhado como assessor de Pecém há vários anos. Este investimento intensificará ainda mais a parceria. Estaremos trabalhando com o estado do Ceará para garantir que Pecém se torne o futuro centro logístico e comercial do Nordeste do Brasil.

Oportunidades para a comunidade empresarial de Rotterdam e a Holanda Inc.
Ao atuar no cenário marítimo internacional, a Autoridade do Porto de Rotterdam está criando valor econômico e social para a Netherlands Inc. e a região de Rotterdam-Rijnmond. A Autoridade do Porto de Rotterdam faz isso oferecendo oportunidades para empresas holandesas no exterior, aprendendo com as “melhores práticas” internacionais, mantendo a reputação do conglomerado marítimo de Rotterdam em um alto nível e obtendo retornos financeiros de suas atividades internacionais. A Autoridade Portuária faz isso em várias funções: como consultor, fornecedor, gestor de porto e investidor.

Pecém como Hub para o nordeste do Brasil:
O Brasil oferece muito potencial, em parte devido à abundância de matérias-primas e, em parte, como o Brasil deve se tornar um mercado em crescimento nas próximas décadas. Além da participação em Pecém, a Autoridade do Porto de Rotterdam também está envolvida no Porto Central, um porto ecológico ainda em desenvolvimento no Estado do Espírito Santo.

Pecém é um porto em rápido crescimento. Sua produção total em 2017 foi de 16 milhões de toneladas Throughput, (Ton métrica em setembro – 2017/2018 de 8,8 para 10,0 milhões), e o porto sofreu um crescimento médio anual de 22% nos últimos 10 anos. O crescimento econômico (nacional e internacional) e a demanda de mercado relacionada permitirão que Pecém continue a se desenvolver para uma produção de 45 milhões de toneladas (Throughput) até 2030. Além disso, Pecém é uma proposta atraente porque a maior parte da infraestrutura necessária (quebra-mares, berços , terra, etc) já está disponível.

O Porto do Pecém tem a possibilidade e a ambição de se transformar em um polo industrial e logístico para o Nordeste do Brasil, que oferecerá muitas oportunidades para fluxos de comércio internacional e investimentos da Europa.

Notícia de 30 de agosto de 2018 – Nota de Imprensa do Porto de Rotterdam.

Curitiba, 16 de novembro de 2018

Adm. Egberto Fioravanti Ribeiro

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Website Powered by WordPress.com.

Up ↑